Salmo 6 e sua cristocentridade

Salmos 6:1

“Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me disciplines no teu furor”

A Misericórdia de Cristo em Tempos de Angústia

O Salmo 6 é um clamor de Davi por misericórdia em meio a sua angústia. No versículo 1, ele clama: “Senhor, não me repreendas na tua ira, nem me disciplines no teu furor.” Nesta devocional, exploraremos como a figura de Jesus Cristo está intrinsecamente ligada à misericórdia de Deus em nossas aflições, trazendo esperança e consolo.

A Nossa Necessidade de Misericórdia

Davi começa o Salmo 6 expressando sua angústia e necessidade de misericórdia. Em momentos de dor e aflição, muitas vezes nos encontramos em situações similares. A Bíblia nos ensina que todos pecaram (Romanos 3:23) e precisam da misericórdia de Deus. Nossos erros e fragilidades nos conduzem a clamar por Sua compaixão.

Jesus Cristo, a Personificação da Misericórdia

Em Mateus 9:13, Jesus nos diz: “Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero e não sacrifícios.” Jesus veio como a personificação da misericórdia de Deus. Ele demonstrou amor e compaixão para com os pecadores, curando os doentes, perdoando os pecados e mostrando o coração amoroso do Pai.

A Cruz como Manifestação Suprema de Misericórdia

Na cruz, a misericórdia de Deus e a justiça divina se encontraram. Em Romanos 5:8, Paulo nos lembra que “Deus prova o Seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.” Jesus suportou a ira divina que merecíamos, para que pudéssemos experimentar o perdão e a misericórdia de Deus.

Considerações finais

O Salmo 6 nos lembra que, em nossos momentos de angústia, podemos clamar por misericórdia ao Deus que nos ama profundamente. Jesus Cristo é a expressão máxima dessa misericórdia, sendo o caminho para o perdão, a cura e a esperança. Na cruz, Ele demonstrou a misericórdia de Deus em sua forma mais sublime. Que possamos nos achegar a Ele em nossas aflições, confiantes de que Sua misericórdia nos sustentará.

Oração

Senhor Jesus, agradecemos pela Tua misericórdia que nos alcança em meio às nossas aflições. Ajuda-nos a compreender o amor que demonstraste na cruz, suportando o castigo que merecíamos. Que possamos confiar em Tua misericórdia e encontrar consolo em Tua presença. Em Teu nome, amém.

 

Slide 1

Como a vida é curta e partimos tão inesperadamente, deixando sofrimento aos que ficam, com apenas na memória lembranças que amenizam a saudade. Contudo, na correia da vida só nos damos conta da vida (Eclesiastes 7:2)

Slide 2

Nossa devocional de hoje sob o título “Na aflição pode existir alegria?”, meditação bíblica em Salmos 34:2 em um tema tão recorrente na Escritura.

Slide 3

Muitas das vezes pedimos as coisas para Deus, já outras são promessas dEle na sua palavra. Contudo, em ambos os casos muitos ficam receosos em alcançá-los ou de recebê-los. Bem como, mantem-se inertes, apenas esperandoorem… (Deuteronômio 1:21)

 
 
 
salmo-6-e-sua-cristocentridade
Salmo 6 e sua cristocentridade

 

Salmo 6 e sua cristocentridade