avivamento-espiritual-em-asbury-university

Registre-se no site

Avivamento espiritual em Asbury University

E todos foram cheios do Espírito Santo […] (Atos 2:4)

Nos últimos dias, sobretudo, no meio cristão tem sido noticiado o chamado Avivamento espiritual em Asbury University e muitos teólogos renomados no Brasil tem se manifestado publicamente e abordado o assunto de acordo com seus pontos de vistas. Bem como, Augusto Nicodemos, Franklin Ferreira, Rodrigo Mocellin entre outros sobre este fenômeno, que tem corrido o mundo. Inclusive, tem virado notícias na mídia secular.

Entenda o assunto

Asbury University, é uma universidade cristã de confissão metodista, localizada Wilmore nos Estados Unidos fundada em 1890 por John Wesley e de acordo com Augusto Nicodemos, há no mínimo três encontros cristãos semanalmente e no dia 08 de fevereiro de 2023, em um desses cultos algo extraordinário aconteceu. Após, a ministração da Palavras chegado nos minutos finais do culto de acordo com Franklin Ferreira  “Após uma oração, o coral começou a cantar o refrão de um hino – e o que veio depois desafia qualquer descrição simplista. Os alunos não conseguiram deixar a capela”.

Definitivamente, já são seis dias interruptos de cultos até a data desta postagem que nas palavras de Augusto Nicodemos segue-se, “oração, adoração, louvor, confissão de pecados, quebrantamento, choro, pessoas ajoelhadas e outras em pé espontaneamente, sem que haja uma organização ou programação com alguém dando tom dessas coisas”.

Cabe ressaltarmos, que este fenômeno em Asbury University não é a primeira vez que aconteceu. De acordo com pesquisa realizada tal fenômeno já foi registrado umas cinco vezes. Sendo, a primeira em 1905 e última em 2006.

Afinal, o que é avivamento espiritual

Em termo secular, avivamento é tornar-se mais vivo, “mais ativo, mais intenso, despertado e nítido”. Contudo, para a temática aqui em discursão estes termos não são satisfatórios. Afinal, alguém pode ser mais ativo, intenso, despertado, nítido, mas, totalmente distante de Deus.

Portanto, avivamento espiritual está relacionado a uma verdadeira conversão a Deus, na pessoa de Jesus, no poder do Espírito Santo. Então, na história da Igreja, podemos conferir vários momentos relacionamento a avivamento espiritual. Contudo, julgo o mais fidedigno entre todos o que aconteceu em Atos dos Apóstolos ocorrido no dia de Pentecostes e aqui podemos enumerar alguns:

 (1) a igreja estava livres de pré-conceitos moderno

 (2) Era uma igreja pura, livre de manchas doutrinárias ou tradições de homens

(3) Podemos identificar a verdadeira causa de um avivamento e seu elementos bíblico e teológico.

Então, a verdadeira causa de um avivamento espiritual é a pessoa do Espírito Santo. Contudo, é importante observar os elementos desse avivamento. Bem como, arrependimento, confissão de pecados, conversão, mudança de caráter, obediência a Deus, desejo pelo aprendizado bíblico e vida de oração entre outros.

Logo, somente o Espírito Santo pode trazer esses elementos na vida de um pobre pecador, morto em seus delitos e pecados. Afinal, somente o Espírito Santo tem a capacidade de convencer o homem do pecado, da justiça e do juízo (Jo 16:8-16). A partir desse convencimento, o homem pode chegar a fé salvadora e arrepender-se. Consequentemente, confessar seus pecados e se converter genuinamente a Deus, entregando sua vida a Jesus Cristo, como seu Senhor e Salvador.

Além disso, viver de forma santa sem a qual ninguém verá a Deus (Hb 12:14). Certamente, com mudança de caráter, como nova criatura, obedecendo a Deus e imprimindo um desejo constante em aprender as Santas Escrituras e vida de oração como combustíveis para serem usados pelo Espírito Santo na vida pessoal e coletiva.

Nestes aspectos, avivamento espiritual não pode ser confundido com atuais movimentos de cai, cai, grita, grita, pula, pula etc, etc, etc. Claramente, avivamento espiritual é um entregar-se a Deus na pessoa de Jesus, no poder do Espírito Santo de tal forma que seu resultado aponta para um testemunho de vida impactante, tanto pessoal; quanto coletiva que leva outras pessoas a Deus.

Neste sentido, é isso que vemos em Atos dos Apóstolos. Definitivamente, os discípulos aguardaram como instruído por Jesus, a esperarem em Jerusalém o revestimento do Espírito Santo (At 1:84. Assim, cheios do Espírito Santos (At 2:1-4) foram revestidos de autoridade para pregar e testemunha no nome de Jesus. Consequentemente, através de suas vidas e testemunhos outras vidas foram alcançadas pela graça de Deus (At 2:41-47).

Considerações Finais

Em nosso artigo sob título “Avivamento espiritual em Asbury University”, abordamos que a apesar das opiniões divergirem entre os teólogos brasileiros aqui apontados, suas opiniões são bem cautelosas. Afinal, ambos buscam ainda entender o fenômeno e na minha opinião suas abordagens tentam orientar seus seguidores entre os cristãos da melhor forma possível na compreensão desse fenômeno.

Nestes aspectos, penso que devemos acompanhar com cautela sem se precipitar em dar opiniões sem fundamentos mais concretos. Contudo, devemos está em oração buscando a direção de Deus em Cristo Jesus na direção do Espírito Santo pra vivermos um avivamento espiritual que glorifique ao nosso Deus.

Neste sentido, aprendemos sobre avivamento espiritual. Bem como, é uma renovação espiritual fervorosa que leva o homem a obediência a Deus. Contudo, aprendemos que tal fervor só é possível pela graça de nossos Deus, produzido pelo Espírito Santo pela fé em Jesus Cristo. Como resultado, temos como evidência vida de santidade a Deus e um testemunho impactante que leva outras pessoa a fé em Cristo Jesus.

Além disso, aprendemos neste artigo “Avivamento espiritual em Asbury University” que não podemos confundir movimento espiritual bíblico, com movimentos atuais caracterizados por cai, cai, grita, grita, pula, pula etc, etc, etc.

evergreen 2 banner img 1 1
Avivamento espiritual em Asbury University

CURSO CONHECENDO JESUS PASSO A PASSO

conhecendo-jesus-passo-a-passo-1-1
Artigo: Avivamento espiritual em Asbury University

No curso biblico sobre Jesus online  vamos aprender sobre o maior homem que já esteve e viveu nesta terra – Jesus Cristo de Nazaré, o filho de Deus! 

Então, serão 50 lições em 50 dias que impactarão sua vida e acima de tudo será guiado a cada lição a amá-lo de todo coração.

avivamento-espiritual-em-asbury-university
Avivamento espiritual em Asbury University
Avivamento espiritual em Asbury University